Cirurgia de Catarata

Facoemulsificação é o nome palo qual se designa a técnica mais actual para a operação de catarata. Sucedeu a outras, já ultrapassadas, com a crio-extracção e a extra-capsular.

O termo catarata refere-se à opacificação de uma lente natural, existente no interior do globo ocular, denominada cristalino. Esta lente é responsável, nas pessoas jovens, pela capacidade do olho focar imagens ao perto (auto-focus ou zoom).


Na facoemulsificação da catarata, após duas pequenas incisões (entre 1 e 3 mm), a cápsula anterior do cristalino é aberta e o seu conteúdo opacificado é fragmentado por ultra-sons e aspirado, deixando intacto o saco (película transparente que envolve o cristalino).

 

No final, implanta-se uma lente intra-ocular, ou seja, um cristalino artificial, composta de material bio-compatível e, introduzida no globo ocular, através de uma das pequenas aberturas efectuadas no início.

A potência, em dioptrias, da lente intra-ocular a implantar é calculada previamente à cirurgia, através de um exame denominado biometria. O objectivo é a correcção da visão para longe sem recurso a óculos.

Actualmente dispomos de lentes intra-oculares tóricas, para a correcção do astigmatismo e, para casos seleccionados, de lentes multifocais, as quais corrigem a visão para longe e para perto, sem recurso a óculos.

Estas cirurgias são, na maioria dos casos, executadas com anestesia tópica, ou seja, apenas através da instilação de gotas. Com este método anestésico, a cirurgia é completamente indolor, sentindo-se apenas uma ligeira sensação de pressão, em alguns momentos da operação.

Todo o processo demora habitualmente 15 a 20 minutos, mas em casos complicados ou em que a catarata evoluiu durante muito tempo e o seu núcleo se tornou muito duro, pode prolongar-se durante mais algum tempo.

Na maioria dos casos esta cirurgia é efectuada em regime de ambulatório, ou seja, sem internamento e, o olho operado não leva pontos de sutura, nem necessita de ser tapado com penso.

A recuperação é bastante rápida e, habitualmente, plenamente atingida no prazo de 24 horas.

 

Consultas

Exames

Acompanhamento

On-Line

Temos 31 visitantes em linha