Transplante de Córnea

O Transplante de Córnea (Queratoplastia), realiza-se nas situações em que há significativa diminuição da acuidade visual, devido a perda de transparência ou acentuada irregularidade da superfície da corneana.

As Queratoplastias podem ser Penetrantes ou Lamelares

As Queratoplastias Penetrantes consistem na substituição de toda a espessura da córnea doente pela córnea de um dador cadáver. Assim, um botão central, com um diâmetro variável entre 7 e 8 mm é removido, ficando um anel corneano com 1 a 3 mm no receptor, ao qual é suturado o botão do dador, com um diâmetro equivalente.

Em virtude da córnea ser um tecido sem vasos sanguíneos, a sua transplantação não acarreta tantos riscos de rejeição como os existentes noutros tecidos ou órgãos. Assim, a percentagem de casos de rejeição é baixa, embora varie conforme a patologia que motivou a realização do transplante. Assim, geralmente não é necessária a administração sistémica de medicamentos imunossupressores.

Embora a recuperação da visão, neste tipo de transplantes, demore alguns meses, o resultado é habitualmente satisfatório e duradouro, após correcção do astigmatismo residual.

As Queratoplastias Lamelares podem ser de dois tipos :

Queratoplasias Lamelares Posteriores Endoteliais

Permite, nos casos em que a doença corneana está limitada à camada celular denominada endotélio (Distrofia Endotelial de Fuchs e Descompensação Endotelial após cirurgia da catarata), transplantar apenas a camada doente, sem recurso a suturas.

A recuperação da acuidade visual é muito mais rápida – semanas em vez de meses, como nos tradicionais transplantes penetrantes.

Queratoplasias Lamelares Anteriores Profundas

Nas situações inversas em que a córnea se encontra deformada (Queratocones, Ectasias, Cicatrizes), mas em que a camada endotelial está saudável, haverá toda a vantagem em preservar o endotélio saudável, substituindo apenas as camadas doentes.

Esta técnica pode ser executada por microcirurgia ou com recurso ao INTRALASE.

No IMO realizam-se, de forma rotineira, todas as técnicas de transplante de córnea atrás descritas.

 

Consultas

Exames

Acompanhamento

On-Line

Temos 32 visitantes em linha