Ecografia e UBM

UBM - Biomicroscópio Ultrasónico

Trata-se de um ecógrafo com sonda de alta frequência que permite obter, com elevada resolução, a visualização de todo o segmento anterior do globo ocular, mesmo nos casos de opacidade dos meios transparentes ( córnea e cristalino).

Com este equipamento, é possível fazer medições precisas das estruturas do segmento anterior, como por exemplo do ângulo irido-corneano, da profundidade e diâmetro da câmara anterior e do “sulco-sulco”, importantes quer para fins diagnósticos ( glaucoma de ângulo estreito), quer para a cirurgia refractiva com implantes de lentes fáquicas de câmara posterior (ICL).

É o único exame imagiológico que permite observar e medir as estruturas e as neo-formações rectro-iridianas, como os tumores da íris e corpo ciliar.

Ecografia

Em algumas patologias oculares os meios transparentes do globo ocular tornam-se opacos, impedindo a visualização directa das estruturas intra-oculares.

Nestas situações a ecografia permite fazer vários diagnósticos, como por exemplo o de descolamento da retina ou da coroideia, hemorragia do vítreo ou a existência de patologia tumoral.

 

Consultas

Microcirurgias

On-Line

Temos 6 visitantes em linha