Electrofisiologia

A electrofisiologia ocular compõe um grupo de técnicas complementares de diagnóstico que, por serem quantitativas e permitirem o estudo compartimentado do sistema visual, podem ter grande utilidade no diagnóstico ou caracterização de muitas entidades clínicas em Oftalmologia.

Encontram-se disponíveis no IMO todos os exames habitualmente requisitados em electrofisiologia. É possível especificar os exames pretendidos, ou enviar o doente para avaliação electrofisiológica no contexto de determinado quadro.

O exame é sempre acompanhado de um relatório técnico e clínico, cuja preocupação é atender ao motivo que suscitou o pedido de avaliação.

Geralmente, quanto mais completos forem os dados fornecidos com o pedido, mais informativo será o relatório. Além dos exames mais clássicos em electrofisiologia (potenciais evocados visuais e electroretinograma com estímulos flash e pattern; estudo isolado da função cone e bastonete; electro-oculograma), cada qual com as suas indicações definidas, dispõe-se ainda de uma técnica recente mas já amplamente validada pela literatura internacional, o electroretinograma multifocal.

Este exame estuda os 30º centrais da retina em 61 segmentos, permitindo a análise posterior dos dados obtidos por forma a avaliar de forma detalhada e reprodutível a função da retina nesta área. Torna-se assim possível detectar e/ou monitorizar, mesmo em fases reletivamente precoces, alterações da retina localizadas a segmentos, como sucede nas distrofias e degenerescências maculares, retinose pigmentar, etc. Por ser muito informativo, este exame tem vindo a ser realizado de forma preferencial no estudo da função retiniana.

Além dos exames realizados em adultos, efectuam-se avaliações em crianças e recém-nascidos, nestes casos sob sedação e, naturalmente limitados aos PEV e ERG com estímulo flash.

Indicações Prévias

Deve trazer os óculos que usa. O Paciente dever ser avisado que o exame pode ser demorado, sendo que por vezes mais que duas horas. Poderá ser necessária a dilatação pelo que deve vir acompanhado.

Dilatação

Poderá ter que dilatar.

 

Consultas

Microcirurgias

On-Line

Temos 10 visitantes em linha