Perimetria Computorizada

A função visual pode ser avaliada de várias formas. A forma habitualmente utilizada na Consulta de Oftalmologia é a medida da Acuidade Visual métrica, utilizando a demonstração de optotipos (letras, números ou figuras). Quando fixamos os optotipos somos capazes, em circunstâncias normais, não só de os identificar mas também de ter a noção de todo o espaço envolvente, sem que para isso seja necessário movermos a cabeça ou os olhos.

À noção desta percepção dá-se o nome de Campo Visual, e o seu estudo é designado por Perimetria. No Instituto de Microcirurgia Ocular o estudo dos Campos Visuais é efectuado de forma computadorizada através de uma aparelho por isso designado Perímetro Computadorizado.

Trata-se, no fundo, de uma cúpula que pretende reproduzir o nosso campo visual e onde são projectados estímulos luminosos em várias localizações e de diferentes tamanhos e intensidades.

O facto de se tratar de uma análise computadorizada tem por um lado, a grande vantagem de eliminar factores de erro decorrentes da subjectividade do próprio exame - que decorreria não só da parte do examinador como do examinado -, sendo possível ter uma ideia bastante exacta da fiabilidade do exame.

Por outro lado, os programas de avaliação estão elaborados no sentido de permitir comparar o resultado do exame com o que é considerado normal para a Idade e Sexo do examinado - o que nos permite saber da normalidade ou não do resultado com grande grau de probabilidade - e ainda permitem comparar exames efectuados em diferentes alturas, quantificando as alterações, dando-nos a noção do carácter evolutivo da doença ao longo do tempo, o que nalgumas situações se reveste da maior importância na elaboração e orientação terapêutica.


Clique para ampliar


Clique para ampliar

O estudo dos Campos Visuais é realizado essencialmente para caracterizar as doenças da Retina, do Nervo Óptico e da Via Óptica - ou seja, de todo o trajecto nervoso que conduz a informação visual do Olho ao Córtex Occipital, a parte do cérebro responsável pela visão. Nas doenças do nervo óptico merece ser realçado o Glaucoma, já que muitas vezes é a perturbação do Campo Visual a sua primeira manifestação - ou seja é possível, em casos extremos, ter uma acuidade visual métrica de quase ou mesmo 100%, o que quer dizer ler ou identificar as letras ou figuras mais pequenas, e ter uma perturbação grave do Campo Visual.

Dado que a perda de Campo Visual, ou da sensibilidade de porção deste, traduz a lesão de fibras nervosas na grande maioria das vezes irreversível, a avaliação dos Campos Visuais através da Perimetria Computadorizada reveste-se da maior importância na avaliação oftalmológica.

Com o nosso equipamento é possível realizar uma Perimetria Estática Computorizada, bem como Perimetria Cinética Computorizada (equivalente ao C.V. Goldmann).

 

Consultas

Microcirurgias

On-Line

Temos 11 visitantes em linha