Topografia Corneana

A Topografia corneana baseia-se na projecção de uma série de anéis concêntricos sobre a córnea (discos de Plácido), sendo a imagem reflectida detectada por uma câmara de vídeo. A informação recolhida através da medição das distâncias entre os anéis reflectidos, é analisada pelo software do computador e mostrada de diversas formas – mapas colorimétricos tangenciais, sagitais e três dimensões.

Os exames imagiológicos mais recentes combinam o método descrito com outras tecnologias, por forma a obter mais informação, para além do estudo da superfície anterior da córnea.

No IMO estão disponíveis os seguintes equipamentos, todos de última geração :

  • O ORBSCAN II combina a informação fornecida pela topografia com um sistema de "scanning" por fenda, o qual permite obter mapas de elevação da superfície anterior e posterior da córnea, espessura da córnea e, profundidade da câmara anterior.
  • O PENTACAM é uma câmara de Scheimpflug rotativa que em menos de dois segundos executa 50 varrimentos (scans). Obtem imagens desde a superfície anterior da córnea até à superfície posterior do cristalino.
  • Esta tecnologia constitui uma tomografia do segmento anterior, obtendo um mapa topogáfico real de elevação da superfície anterior e posterior da córnea, aberrometria corneana, mapa da espessura real da córnea (paquimetria) em toda a sua extensão, apresentação da imagem de toda a câmara anterior, permitindo obter várias medições, como a sua profundidade e volume, para além da medição do ângulo irido-corneano.

(clique para ampliar)


(clique para ampliar)

Apresenta também o estudo densitométrico do cristalino, informando assim o estado evolutivo das cataratas.


(clique para ampliar)

SIRIUS CSO é também uma câmara de Sheimpflug proporcionando ainda informação adicional, como por exemplo o estudo pupilométrico, nos diferentes ambientes de iluminação. É neste equipamento que se faz a aquisição da topografia/aberrometria/mapa de elevação anterior da córnea, para os tratamentos personalizados com o Laser Excimer Schwind Amaris.

Todos estes equipamentos possuiem fórmulas para a detecção do queratocone sub-clínico, cujo despiste é fundamental em todos os candidatos a cirurgia refractiva corneana com o Laser Excimer.

Consultas

Microcirurgias

On-Line

Temos 21 visitantes em linha