Laser Argon
O Laser Argon, disponível no Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO), é utilizado em Oftalmologia para efectuar um tipo de tratamento designado como Fotocoagulação, uma técnica terapêutica que usa uma fonte de luz forte, com um comprimento de onda definido para coagular tecidos.
Quando a temperatura do tecido-alvo ultrapassa os 65ºC ocorre desnaturação das suas proteínas, surgindo a Necrose Coagulativa. Neste sentido, a eficácia da Fotocoagulação depende da forma como o feixe de luz penetra nos meios oculares e do modo como é absorvido pelo tecido-alvo: a luz é absorvida sobretudo pelos tecidos oculares que contenham melanina, pigmento xantolífico e hemoglobina.
De salientar que em qualquer circunstância a Fotocoagulação com o Laser Argon é realizada com anestesia tópica, usando uma lente de contacto especial e adequada ao tipo de tratamento e à zona do olho na qual se pretende aplicar o mesmo.
Tratamentos oftalmológicos com Laser Argon
As principais indicações do Laser Argon são:
Na realização de Iridectomias, Iridoplastias e Trabeculoplastias.
Doenças Vasculares da Retina
Sobretudo na Retinopatia Diabética (a fotocoagulação é fundamental para evitar a progressão da doença e a cegueira), mas também nos processos de Trombose Venosa, de Macroaneurismas, de casos de Vasculite Retiniana e, no fundo, em todas as situações clínicas que possam dar origem a Isquémia Retiniana, sempre passível de se complicar com a formação de neo-vasos que podem gerar problemas graves intraoculares.
Doenças Degenerativas da Retina Periférica
Buracos ou rasgaduras de Retina que, se não forem tratados, poderão dar origem ao Descolamento da Retina, sendo o Laser Argon fundamental na profilaxia/prevenção desta situação.
Doenças da Coróideia
Tumores, Hemangiomas e Membranas Neo-Vasculares.