Catarata
O termo Catarata refere-se à opacificação de uma lente natural existente no interior do Globo Ocular, denominada Cristalino, que é responsável nas pessoas jovens pela capacidade de o olho focar imagens ao perto, mecanismo denominado de acomodação, funcionando como um auto-foco ou zoom.
Na Facoemulsificação da Catarata, após duas pequenas incisões (entre 1 e 3 mm), a Cápsula Anterior do Cristalino é aberta e o seu conteúdo opacificado é fragmentado por ultrassons e aspirado, deixando intacto o saco capsular (película transparente que envolve o Cristalino).
No final, implanta-se então uma Lente Intraocular (ou seja, um Cristalino artificial composto por material bio-compatível) no Globo Ocular através de uma das pequenas aberturas efectuadas no início. Actualmente dispomos de Lentes Intraoculares Asféricas, Tóricas, para a correção do Astigmatismo Corneano e ainda, para casos seleccionados, de Lentes Multifocais (corrigem a visão para longe e para perto sem recurso a óculos).
Estas cirurgias (em todas elas só utilizamos Lentes Acrílicas Hidrofóbicas de última geração) são maioritariamente executadas com anestesia tópica (instilação de gotas), sentindo-se apenas uma ligeira sensação de pressão em alguns momentos.
Todo o processo demora entre 15 a 20 minutos, mas, em situações complicadas ou em que a Catarata evoluiu durante muito tempo e o seu núcleo se tornou extremamente duro, pode prolongar-se um pouco mais.

Esta intervenção cirúrgica é efectuada em regime de ambulatório, ou seja, sem internamento, e o olho operado não leva pontos de sutura nem necessita de ser tapado com penso. A recuperação é bastante rápida e, por norma, plenamente atingida no prazo de 24 horas.

Cirurgia de Catarata por Laser Femtosegundo

O Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO) possui a plataforma de Laser Femtosegundo – Ziemer LDV Z8 – mais avançada para a Cirurgia de Catarata, garantindo a realização de alguns passos fundamentais de forma mais atraumática, segura e previsível.
Isto porque esta tecnologia de ponta, através da utilização de baixa energia compensada pela alta frequência, minimiza a libertação de mediadores inflamatórios e a consequente indução de miose intraoperatória (diminuição do diâmetro pupilar).
Assim, na Cirurgia de Catarata assistida pelo Laser Femtosegundo, é possível executar as incisões, a Capsulorrexis (abertura da Cápsula Anterior do Cristalino), a fractura do núcleo em vários fragmentos e ainda incisões relaxantes limbares para a correcção de pequenos Astigmatismos.
Particularmente no que se refere à Capsulorrexis, esta tecnologia inovadora permite efectuá-la com o exacto diâmetro pretendido, circularidade e centragem perfeitas, com uma previsibilidade impossível de atingir com a execução manual.

COVID – 19

AOS DOENTES DO IMO

Em conjunto com todos os Portugueses, estamos comprometidos em vencer o surto de coronavírus (COVID-19), sendo a prevenção e a segurança, a nossa parte nesta missão.

Por isso, e seguindo as determinações dos peritos e das entidades governamentais, vamos reduzir ao mínimo a circulação de doentes nas instalações do IMO.

O seguimento dos nossos doentes com patologia urgente será garantido, mas para bem de todos, teremos de o fazer de forma diferente.

Assim, a partir de 16/03/2020, apenas atenderemos casos urgentes e sempre com atendimento médico telefónico prévio.