Aberrometria
A Aberrometria é uma técnica desenvolvida a partir do mundo da astronomia, conhecida por técnica de Shack-Hartmann, que mede as aberrações ópticas do olho como um todo, através da utilização de um feixe de laser infra-vermelho de reduzido diâmetro focado na Retina.
Deste modo, este pequeno foco actua como fonte emissora de feixes de luz, os quais são afectados por todos os elementos ópticos do sistema ocular e analisados por um conjunto de lentes que os compara com o sistema óptico ideal.
Aberrómetro I-Trace
No Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO) dispomos do Aberrómetro I-Trace, um sofisticado equipamento que tem como função medir a aberrometria total e a aberrometria corneana, conseguindo, por subtracção, obter a aberrometria do Cristalino.
Além disso, a Aberrometria avalia a qualidade de visão em determinadas situações patológicas, quer em Cirurgia Refractiva para despiste dos casos em que a cirurgia laser está contra-indicada (como no Queratocone sub-clínico) quer para o planeamento da referida cirurgia, nomeadamente na ablacção personalizada, baseada na topografia corneana ou na aberrometria total.