Laser de Femtosegundo
Mais tarde, esta tecnologia começou a ser aplicada na cirurgia de Catarata, tornando alguns passos fundamentais mais seguros e previsíveis; sendo que actualmente dispomos da plataforma de Laser Femtosegundo mais avançada para a cirurgia de Catarata (Ziemer LDV Z8). Isto porque, na prática, este laser extremamente inovador, através de baixa energia compensada pela alta frequência, vai minimizar a libertação de mediadores inflamatórios e a consequente indução de miose intraoperatória (diminuição do diâmetro pupilar).
Assim, na cirurgia de Catarata assistida pelo Laser Femtosegundo é possível efectuar as incisões, a capsulorrexis (abertura da cápsula anterior do cristalino), a fractura do núcleo em vários fragmentos e ainda incisões relaxantes limbares para a correcção de pequenos astigmatismos.
Particularmente no que se refere à capsulorrexis, esta tecnologia permite realizá-la com o exacto diâmetro pretendido, com circularidade e centragem perfeitas e com uma previsibilidade impossível de atingir com a execução manual.