Extração do Cristalino e Implante da Lente Intra-ocular
A Extração do Cristalino e Implante de Lente Intraocular é o tipo de Cirurgia Refractiva mais indicada para pacientes com elevado grau de ametropia (Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia) e idade superior a 45/50 anos (nestas faixas etárias o Cristalino muitas vezes já perdeu a função de lente natural).
Deste modo, esta intervenção cirúrgica consiste em, através de uma micro-incisão, remover todo o conteúdo do Cristalino por Facoemulsificação e implantar no seu interior uma Lente Intraocular (Cristalino artificial) que corrige o defeito refractivo e garante mais qualidade de visão.
Dependendo das condições de cada caso em concreto, a lente a implantar poderá ser monofocal (corrigindo apenas a visão para longe) ou multifocal (corrige a visão para longe e também para perto).
No Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO), esta cirurgia é realizada em ambulatório com anestesia tópica através da aplicação de gotas, não é necessário dar pontos de sutura e o olho não precisa de ser tapado. Em regra consegue-se uma recuperação total da visão sem correcção em menos de 24 horas.