Laser Excimer

 

Existem várias técnicas de cirurgia refractiva com o recurso a este tipo de Laser - PRK (fotoqueratectomia refractiva), LASIK (queratomilieusis in situ complementada pelo laser), e ainda o LASEK (forma modificada de PRK).
Actualmente o LASIK é a técnica usada preferencialmente, pois que possibilita um pós-operatório indolor, uma rápida recuperação da visão, e um resultado estável no futuro.

Todavia, esta técnica tem limites bem conhecidos, dado que, para se conseguir a modificação da curvatura da córnea, é necessário retirar alguma quantidade de tecido corneano.
Está hoje bem estabelecido qual a espessura mínima com que a córnea deve ficar, após a realização da cirurgia, por forma a evitar complicações futuras.
Assim cada caso tem de ser analisado individualmente, de acordo com vários parâmetros, mas fundamentalmente, a espessura da córnea (determinada pela paquimetria ultrasónica), a ametropia a corrigir (quantidade de dioptrias), a curvatura da córnea e a sua topografia. O limite aceite actualmente para o LASIK, no caso da miopia, são as -7.00 Dioptrias.

LASIK

Este tipo de cirurgia compõe-se de três fases :

  1. Queratomileusis – Consiste em criar um fino lentículo corneano ( 120 a 180 micras de espessura), o qual é levantado, expondo a camada corneana subjacente – o estroma.
  2. Ablacção por laser excimer – Fase em que se procede à correcção do erro refractivo, através da remodalação pelo laser da superfície do estroma previamente exposta.
  3. Reposição do lentículo No final, o lentículo corneano previamente levantado, é reposto sobre o estroma, ficando intacta a superfície da córnea. É por este motivo que no Lasik não existem dores no pós-operatório e que a recuperação da visão é quase imediata.

 

QUERATOMILEUSIS

Consiste, conforme já foi referido, no corte de um fino lentículo superficial da córnea, o qual pode ser executado por duas técnicas :

  • Microqueratótomo: – Instrumento de alta precisão em que o corte é executado por uma lâmina de forma automática. Este é o método que se utiliza correntemente na generalidade dos centros onde se efectua a cirurgia refractiva.
  • Laser de Femtosegundo - Laser sólido capaz de executar o corte do lentículo corneano com total precisão na espessura,centragem e regularidade, sem recurso à lâmina. Apesar dos bons resultados que se obtêm com o microqueratótomo, é inegável que esta nova tecnologia apresenta grandes vantagens. Por este motivo foi introduzida no IMO. em Junho de 2006, através da aquisição de uma plataforma INTRALASE FS 60–, que correspondia, na altura, à última geração de Laser de Femtosegundo.
  • O IMO foi o primeiro centro de cirurgia em Portugal a oferecer aos seus doentes, candidatos a cirurgia refractiva, esta nova tecnologia.
  • Actualmente dispômos de uma nova plataforma, de última geração, o Intralase IFS 150 Hz.

 

ABLACÇÃO POR LASER EXCIMER

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 

Consiste na correcção refractiva através da ablacção do estroma pelo Laser, modificando assim a curvatura da córnea.

 

Intoduzimos recentemente (Outubro 2012), a plataforma de Laser Excimer mais avançada do mercado. Trata-se do SCHWIND AMARIS 750S.

clique para ampliar

Este sistema combina a mais alta velocidade, precisão e regularidade da ablacção e, um controle inteligente do efeito térmico, com um sistema de “eye tracker” com a maior eficácia, o qual efectua 1050 medições por segundo.

É também a única plataforma que dispõe de um sistema de aspiração de partículas ( fluxo laminar), duranta a realização da ablacção.

 

Comparação do Schwind Amaris com outras plataformas de Laser Excimer

    Schwind Amaris Média dos Outros Sistemas
    Disponíveis no Mercado
    Diâmetro do Spot (mm) 0,54 0,70
    Duração do tratamento
    (seg/dioptria)
    1,5 seg 4,6 seg
    Taxa de Repetição 750 Hz 50 a 400 Hz
    Registos Dinâmicos
    do "eye tracker"
    6 3
    "High Quality Metric" 206 57

     

Consultas

Exames

Acompanhamento

On-Line

Temos 22 visitantes em linha